“Biscoooitoooooo Glooobooooo” (Ok, isto foi um aparte de quem está a precisar de praia e trocava fácil tudo isto pela confusão praticada de posto em posto nas praias do Rio de Janeiro), vamos lá ao que interessa:

Eu sei que bolachas Maria são óptimas, todos nós as comemos aos kilos (alguns de nós com manteiga por cima – como é possível??) e ainda aqui estamos para contar a história, mas já que nos dias que correm sabemos que estão cheias de açúcar e gorduras saturadas, que tal tirar um tempinho e fazer umas bolachas para os minis?

Não quero ouvir desculpas do género: “Trabalho imenso, Não consigo organizar-me para isso…” –  Tudo passa pela boa gestão de tempo e se retirar-mos 10min diários de bom empaleanço nas várias social media por ai presentes já conseguimos somar 30min…o tempo necessário para esta receita rápida, fácil e óptima. E agora que os dias frios e de chuva entraram em força é um óptimo programa para fazer com eles e se tiverem para ai inspirados, podem meter as bolachas em saquinhos, etiquetá-los e já têm presentes de Natal para oferecer aos avós. 

Eu costumo logo fazer a coisa em grande, dobro ou triplico a receita, congelo e vou tirando à medida que lhes vou dando. Como já escrevi anteriormente, cozinhar não é de todo a minha paixão por isso quando o faço, faço-o em modo industrial, até porque tenho duas pessoas que moram nesta casa, que apesar de vegetarianos, têm apetite de míudos adolescentes vindos de uma sessão de 4 hrs de surf ao estilo ondas do canhão da Nazaré!! A conta é super justa, eu contribuo nos 100% da factura alimentar mas na realidade quando abro o frigorifico aqueles diospíros e a manteiga de amendoim que ainda ali estavam hoje de manha já desapareceram nos confins dos estômagos de pai e filho!

Pilar: “Por favor cresce e vamos arranjar um frigorifico com código só para nós e para as nossas iguarias…”

Ora bem:

-4 Tâmaras secas
-4 Ameixas secas
-1 Chávena de flocos de Aveia
-3 Colheres de sopa de coco ralado
-1 Colher de sopa de azeite
-1 Colher de café de canela
-1 Colher de café de bicarbonato de sódio
-Meio Limão (raspa)
-1 Banana Madura

Preparação:

-Triturar as tâmaras, adicionar metade dos flocos de aveia e voltar a triturar
-Deitar a mistura numa taça e juntar o resto dos flocos, o coco, a canela, o bicarbonato, o azeite e a raspa de limão. Esmagar a banana com um garfo e adicione à mistura
-Formar uma bola com a mistura, envolver em película aderente e deixar a repousar no frigorifico durante 20 minutos
-Moldar bolachas com as mãos ou com cortadores, levar ao forno a 180 graus durante 15-20m

Easy Peasy!

(Receita retirada do livro “Cozinha Vegetariana para bébés e crianças” da Gabriela Oliveira)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *